Páginas

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Uma análise das características dos grandes pregadores e seus sermões

Aos amigos e irmãos em Cristo que amam a pregação da Palavra e almejam entrar por esse caminho, veja o que o Dr. Key nos fala nesse breve texto.


1. Os grandes pregadores em qualquer época levam muito a sério a chamada de Deus para pregar a Boa Nova. Reconhecem que são porta-vozes de Deus e devem a Ele sua lealdade e obediência. (I Cor 9:6 e Jr 20:9)
2. Eles entendem que a pregação é a atividade mais importante do seu ministério. O preparo e pregação de sermões é uma prioridade em suas vidas.
3. Eles são evangelistas fervorosos e têm fé que Deus vai usá-los na conversão de pessoas sem Cristo.
4. São íntegros e autênticos, e a pregação não é somente o que fazem, mas antes é o que são. Têm a confiança do povo, de que são "homens de Deus".
5. Eles continuam a crescer e a ter experiências novas com Deus.
6. Os grandes pregadores são caracterizados pela sua fé, entusiasmo e gozo em Cristo.
7. Eles procuram se identificar com o povo, amam o povo e em seus sermões procuram satisfazer as necessidades do povo.
8. O estudo dos grandes pregadores demonstra como eles gostam de pregar, e como aproveitam todas as oportunidades possíveis para anunciar a Palavra.
9. São estudantes da Palavra de Deus, com o desejo insaciável de ler e juntar informações e idéias sobre os textos escolhidos para seus sermões. Eles têm certeza de que a Bíblia é a Palavra de Deus.
10. Os grandes pregadores de todas as épocas pregam com idéias lógicas e simples.
11. Usam de imaginação, criatividade e humor. Sempre estão procurando idéias e ilustrações para sermões.
12. Suas mensagens não são teóricas e abstratas, somente com fatos e detalhes do texto bíblico. Pregam mensagens práticas, aplicáveis à vida dos ouvintes. Envolvem o povo em suas mensagens, com aplicações objetivas, práticas, pessoais e dinâmicas.
13. Utilizam suas próprias personalidades e desenvolvem seus próprios métodos de proferir sermões. Não imitam os outros, mas deixam uma marca distinta em seus ministérios de púlpito.
14. São interessados na técnica da comunicação, no uso da voz, na gesticulação e em toda a arte da comunicação com o corpo.
15. Dão muita ênfase à boa música nos cultos.
16. A maioria dos grandes pregadores em todas as épocas são escritores. Blackwood ensina que se quiser pregar bem, você deve desenvolver a arte da palavra escrita, aprendendo a colocar suas idéias no papel. A arte de escrever envolve disciplina, precisão de idéias, aumento do poder descritivo, capacidade de auto-crítica, atenção a detalhes da gramática, concordância, etc. Mas os sermões escritos não devem ser lidos.

Dr. Jerry Stanley Key

7 comentários:

pastor guedes disse...

Caro Natanael,

Parabéns pela iniciativa de criar o seu blog. Já era tempo. Parabéns também por esse post tão interessante. Gostei do último ponto onde diz que geralamente os grandes pregadores tornaram-se escritores, porque esse é o seu caso.

Seja bem-vindo à blogosfera.

A Paz!
pastorguedes.blogspot.com

Claudio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Claudio disse...

Meu amigo natanael,

A paz do Senhor!


Faço coro nesta oportunidade com meu amigo Pr. Guedes, para paranbenizá-lo pela iniciativa. Fiz questão de visitar, e fui premiado com dois assuntos muito interessantes e instrutivos. Serei, com certeza, um visitante e leitor assiduo de sua publicações. Que Deus continue te usando, inclusive através deste, para nos abençoar. Um grande abraço, que Deus abeçoe vc e sua familia.

Jornal Nosso Setor disse...

Olá, meu caro amigo Natanael.
Que Deus continue te abençoando!
Já gosto de lhe ouvir pregando e ensinando a Palavra de Deus, pois este é um grande dom que ELE lhe consedeu.
Agora tenho certeza que estarei ainda mais, sendo agraciado com belas mensagens.
Parabéns pelo seu blog!

Anônimo disse...

A Paz do Senhor!
Parabéns pelo seu blog!
Deus é contigo em tudo o que fazes.Gn21:22
André e Nilva.

Eliazar Aguiar disse...

Paz Natanael! Isso já era esperado por todos que o cercam. Que esse dom que o Senhor lhe deu não seja sufocado. Creio que, as palavras não conseguirão expressar tudo o que realmente você é. Parabéns pelo blog.

Natanael Lima disse...

Meu amado amigo Eliazar!
Fico grato pelas palavras porque sei o valor de sua vida no reino de Deus, para sua família e para nós amigos, que temos a honra de tê-lo bem próximo a nós!
Um abraço mui forte a você!
Nata.