Páginas

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Perante a morte, o que você diria?


O que você diria a Deus perante o seu último dia de vida? O que restaria a dizer quando o fim iminente chegasse para nós?
Já é sabido que a morte não tem preferência por certas idades ou só escolhe determinados tipos de pessoas, portanto podemos estar diante de nosso último fôlego de vida. Que obra deixaremos? Que legado ficará para a posteridade? Não temos e nunca teremos controle sobre a morte, mas perante essa assertiva podemos confiar em Um que venceu a morte e triunfou – Jesus Cristo.
No romance “A Relíquia” de Eça de Queirós , o autor explora e joga fagulhas de dúvidas sobre a ressurreição do Mestre, cogitando o roubo de seu corpo. Por outro lado, no campo do cinema, Martin Escorsese, um dos grandes diretores de Hollywood, no filme “A última tentação de Cristo”, brinca e zomba com a possibilidade de Cristo ter renunciado a cruz. Mas, perante a mais terrível dor e sofrimento, nunca antes experimentados, meu Jesus disse uma das frases mais audíveis e mais marcantes da história - “Está consumado”.
Um olhar para o leito de morte revela muitas vezes mais do que todas as grandes palavras e obras em tempo de vida. No momento em que pessoas se vêem confrontadas com a morte, muitas perdem suas máscaras e tornam-se verdadeiras. Muitos tiveram que reconhecer que edificaram sobre a areia, se entregaram a uma ilusão e seguiram a uma grande mentira. Aldous Huxley escreve no prefácio do seu livro “Admirável Mundo Novo”, que se deveria avaliar todas as coisas como se estivessem sendo vistas do leito de morte. “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” (Sl 90.12), diz a Bíblia.
Gostaria de partilhar com vocês o que alguns dos grandes homens na História disseram perante a morte. Aos ateus e aos que possuem simpatia por algum desses, talvez isso seja visto como loucura ou simples mentira, mas é a mais genuína verdade.

VOLTAIRE, o famoso zombador, teve um fim terrível. Sua enfermeira disse: “Por todo o dinheiro da Europa, não quero mais ver um incrédulo morrer!” Durante toda a noite ele gritou por perdão.
DAVID HUME, o ateu, gritou: “Estou nas chamas!” Seu desespero foi uma cena terrível.
HEINRICH HEINE, o grande zombador, arrependeu-se posteriormente. Ao final da sua vida, ele ainda escreveu a poesia: “Destruída está a velha lira, na rocha que se chama Cristo! A lira que para a má comemoração, era movimentada pelo inimigo mau. A lira que soava para a rebelião, que cantava dúvidas, zombarias e apostasias. Senhor, Senhor, eu me ajoelho, perdoa, perdoa minhas canções!”
De NAPOLEÃO escreveu seu médico particular: “O imperador morre solitário e abandonado. Sua luta de morte é terrível.”
CESARE BORGIA, um estadista: “Tomei providências para tudo no decorrer de minha vida, somente não para a morte e agora tenho que morrer completamente despreparado.”
TALLEYRAND: “Sofro os tormentos dos perdidos.”
CARLOS IX (França): “Estou perdido, reconheço-o claramente.”
MAZARINO: “Alma, que será de ti?”
HOBBES, um filósofo inglês: “Estou diante de um terrível salto nas trevas.”
SIR THOMAS SCOTT, o antigo presidente da Câmara Alta inglesa: “Até este momento, pensei que não havia nem Deus, nem inferno. Agora sei e sinto que ambos existem e estou entregue à destruição pelo justo juízo do Todo-Poderoso.”
GOETHE: “Mais luz!”
NIETZSCHE: “Se realmente existe um Deus vivo, sou o mais miserável dos homens.”
LÊNIN morreu em confusão mental. Ele pediu pelo perdão dos seus pecados a mesas e cadeiras. À nossa juventude revolucionária se assegura insistentemente e em alta voz, que isso não é verdade. Pois seria desagradável, ter que admitir que o ídolo de milhões se derrubou a si mesmo de maneira tão evidente.
SINOWYEW, o presidente da Internacional Comunista, que foi fuzilado por Stálin: “Ouve Israel, o Senhor nosso Deus é o único Deus.”
CHURCHILL: “Que tolo fui!”
YAGODA, chefe da polícia secreta russa: “Deve existir um Deus. Ele me castiga pelos meus pecados.”
YAROSLAWSKI, presidente do movimento internacional dos ateus: “Por favor, queimem todos os meus livros. Vejam o Santo! Ele já espera por mim, Ele está aqui.”
JESUS CRISTO: “Está consumado.”

Natanael Lima

2 comentários:

Viviane disse...

O video com o Pr. ficou otimo....meu pai adorou...
Obs: acho que é a dani quem tava gravando.

Natanael Lima disse...

Paz Vivi!
Deus abençoe vcs grandemente... agradeço o apoio! Não era a Dani... mas se fosse seria melhor ainda, né? rsrsrs!
Nata