Páginas

terça-feira, 1 de março de 2011

Você é dependente de Internet?


Vejam os 7 sinais que podem dizer que você está dependente de internet.

De acordo com a Equipe Dependência de Internet do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (IPq/USP), para saber se uma pessoa está desenvolvendo o transtorno é necessário fazer algumas perguntas sobre os próprios hábitos na rede.

1- Você fica mais tempo na internet do que com pessoas “reais”?
Se você costuma gastar suas horas com atividades on-line mais do que com pessoas da sua família, amigos ou de outro tipo de relacionamento, realmente você precisa ficar atento, pois este é um dos primeiros sintomas do problema.

2- Você não consegue manter seu próprio controle na net?
Caso você se conecte na internet apenas para “dar uma olhada” e acaba ficando bem mais do que o planejado, cuidado! Este pode ser um claro sinal de dependência de internet.

3- Você acha que “sem a internet não dá para ficar”?
Se por qualquer razão você não pode estar on-line durante algumas horas/períodos e percebe-se ansioso, ou com tédio, ou irritado e, quando volta a conectar-se fica bem de novo, este é um péssimo sinal!

4- Você se percebe incapaz de diminuir o tempo on-line, mas, ao contrário, ele só aumenta?
Caso você já tenha feito tentativas frustradas para diminuir o tempo de uso e venha notando que a cada dia que passa você permanece mais tempo conectado na net para ter a mesma satisfação, muito cuidado! Este é um forte sinal de dependência!

5- Você tem mentido ou disfarçado para os outros sobre o tempo em que você fica conectado?
Desde que começou a ficar mais tempo on-line, se você tem tentado enganar ou mentir para seus familiares ou pessoas mais próximas a respeito da relação que você estabelece com o tempo na internet, isto é um gritante aviso!

6- Você sente que sem a internet a vida não teria graça?
Se não consegue mais sentir o mesmo prazer que antes nas atividades off-line ou sente-se melhor na vida virtual do que em qualquer outra situação real. Ou ainda, tem notado que de um tempo para cá, desde que começou a usar com maior frequência a internet, vem sentindo-se irritado ou deprimido, cuidado!

7- Mesmo sem estar na frente do computador, preocupa-se com o que está acontecendo no mundo virtual?
Quando você está envolvido em outras tarefas cotidianas e não pode estar on-line (nossa, que ansiedade!), chega em casa e corre para ligar seu computador (ou dá um jeito mesmo fora de casa) para ficar “inteirado” dos acontecimentos virtuais, estas atitudes podem indicar dependência de internet.

Fonte: Redação do Portal “O que eu tenho?”


Natanael Lima

4 comentários:

Anônimo disse...

UM texto que talvez traga mais um prisma pelo qual pode-se enxergar esta questão:
http://gnt.globo.com/platb/pinkpunk/
Escrito pela filósofa e escritora márcia tiburi

Natanael Lima disse...

Caro Anônimo(a),
Agradeço a dica. Irei verificar!

Grato.

Anônimo disse...

Agradeça a Deus pela oporunidade de poder estar participando pela terceira vez do simposio , tenho aprendido muito com este trabalho. Continuem assim levando a palavra de Deus com zelo e amor a todos que precisam aprende-la e tambem a ensinar com a verdade, quero deixar uma sugestão para o proximo falar sobre uso e costumes , seitas e heresias, sobre musicas e ritimos nas igrejas, beijos.

Natanael Lima disse...

Querida anônima,

Deus lhe abençoe...agradeço a consideração e pela sugestão dada.

Natanael.