Páginas

domingo, 14 de agosto de 2011

Montando uma Biblioteca para a EBD


Paz em Cristo Amados! 

Segue mais um estudo sobre a Escola Dominical e como montar ou equipá-la com uma biblioteca. O mesmo estudo também sai na coluna da EBD no Jornal Nosso Setor (jornalnossosetor.blogspot.com) disponível para todas a Assembleias de Deus, ministério Belém, da capital de São Paulo. Espero que apreciem!

O termo biblioteca apareceu na Grécia com o significado de “Cofre do Livro” e, naturalmente, indicando o lugar onde os livros eram conservados. Outro conceito que a palavra nos traz, está ligado ao “serviço” prestado, ou seja, a biblioteca é um lugar de busca de informação e pesquisa. A biblioteca sempre teve um valor significativo, pois quando havia guerra e um país era invadido por outro, um dos locais destruídos era justamente a biblioteca – o depositário de conhecimento e memória de um povo.

Sabendo o valor que o conhecimento tem para um povo, toda Escola Dominical deveria ter uma biblioteca que, além de despertar o prazer pela leitura, pode influenciar o pensamento e cultura dos alunos da EBD. Quando falamos em montar uma biblioteca, muitos já acham difícil, pois é necessário catalogar os livros, fazer um controle de empréstimo, achar um local apropriado e, cabe ao responsável, renovar as prateleiras e estar atento ao que o público precisa ler e saber.

Quem sabe você, pastor, superintendente ou professor, já pensou em montar uma biblioteca para a EBD e só viu dificuldades, mas espero que este breve artigo tenha vindo em boa hora. Quem sabe o projeto saia do papel? Uma biblioteca básica é possível ser montada. Dará trabalho no início, mas com certeza os frutos serão colhidos.

PRIMEIRO PASSO: CONHEÇA O SEU PÚBLICO

Não podemos lançar nada, sem conhecermos quem frequentará ou, neste caso, lerá os livros. Apesar de termos um público diversificado, devemos atentar para o nível de cultura geral deste público. Conhecendo o que esta comunidade poderia começar a ler e depois aumentando o nível de leitura, é o ideal para não causar um choque tornando a biblioteca acessível a todos.

SEGUNDO PASSO: LEVANTAMENTO DOS LIVROS FUNDAMENTAIS

Uma biblioteca cristã básica, lembrando que o primeiro passo deve ser o norte para o sucesso da freqüência à biblioteca, podemos enumerar alguns itens fundamentais: BÍBLIAS COM DIFERENTES VERSÕES, DICIONÁRIOS BÍBLICOS, DICIONÁRIOS DA LÍNGUA PORTUGUESA, LIVROS INFANTIS, CONCORDÂNCIAS, ATLAS ATUALIZADOS, LIVROS DA HISTÓRIA DA IGREJA, LIVROS COM TEMAS VOLTADOS AOS ADOLESCENTES E SEUS DESAFIOS, COMENTÁRIOS BÍBLICOS, LIVROS TEÓRICOS FOCANDO DIDÁTICA E ENSINO EM SALA DE AULA, ENCICLOPÉDIAS E DEVOCIONAIS. A biblioteca pode ser montada aos poucos e os irmãos podem fazer doações de livros, porém cabe a responsável analisar o livro e sua utilidade para o público.

TERCEIRO PASSO: CATALOGAÇÃO

Nem sempre temos um amigo bibliotecário, porém é possível fazermos a marcação de cada livro, para que nenhum se perca. Basicamente, tratando de EBD, a catalogação pode incluir uma sigla mista com iniciais da igreja e da escola dominical. Uma boa dica, também, é usar um carimbo que possa marcar, tanto as folhas externas com o nome da igreja, quanto as internas. Na parte final do livro é importante inserir uma ficha que tenha o carimbo com a data de entrega. Geralmente, o prazo é para 1 ou 2 semanas, mas tudo gira em torno do seu público para que isto seja estabelecido.

QUARTO PASSO: CONHEÇA OS LIVROS E AUTORES

É desejável que o responsável pela biblioteca ame a cultura livresca. Não que seja necessário ler tudo, mas precisa ter um conhecimento bom para que possa, inclusive, orientar as leituras dos alunos e professores.  Conhecer o pensamento dos autores e como eles desenvolvem o raciocínio dentro da trama de cada livro, é fundamental para que o leitor saiba lidar com a proposta apresentada.

QUINTO PASSO: MODERNIZAÇÃO

Com o advento da Internet e multimídia, a biblioteca precisa ter, dependendo do público e sua aceitação, livros com caráter tecnológico. Hoje temos os áudio books (livros em formato de CD ou pen-drive), e-books (livros virtuais). Senão de imediato, mas quando possível, um computador ou laptop precisa fazer parte deste ambiente, pois irá facilitar a parte burocrática e de controle e, somado a isto, proporcionará aos alunos e professores uma interação melhor com o “virtual”.

SEXTO PASSO: MARKETING E ESTRATÉGIA

Uma biblioteca precisa ser frequentada. A propaganda e incentivo ainda são a “alma do negócio”. Se possível, a biblioteca precisa estar em local de fácil acesso e fácil vizualização por parte da igreja. No mural da igreja, além incentivar a leitura, pode-se colocar dicas semanais de leitura. Um espaço para que opiniões sejam dadas, é uma dica excelente. Se o pastor puder ser o grande “garoto propaganda” deste espaço, melhor ainda. As ovelhas ouvirão o chamado!

Realmente é bastante trabalho, mas temos que ter em mente que vidas podem ser edificadas e podem cooperar melhor na casa de Deus, quando possuem um conhecimento bíblico fomentado pela Escola Dominical e podem, ainda, ampliar este conhecimento fora de sala de aula. Converse com seu pastor. Invista no conhecimento da igreja, pois a própria igreja (pessoas) irá retribuir.

Por Natanael Lima
nat28@uol.com.br

2 comentários:

DANI disse...

Achei muito interessante essa matéria, aliás gosto de ler tudo que faz...rsrs continue assim, essa benção para minha Vida e dos seus amigos.
Te amo!!!

Bjosss,
Dani

Natanael Lima disse...

Minha querida esposa!
Deus a abençoe em tudo...só o fato de tê-la ao meu lado, já posso ralizar muitas coisas.

Bjo,
Nata.