Páginas

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Conclusão do último trimestre de 2011 da EBD



Amados,

A seguinte postagem está relacionada à EBD - Escola Bíblica Dominical. Em mais uma finalização de trimestre, o nosso amigo e irmão Vinicius, da congregação em Lauzane Paulista, nos presenteia com mais um resumo e conclusão deste trimestre que focou a pessoa, obra e vida de Neemias. Nosso amado irmão Vinicius é teólogo e psicólogo formado pela Universidade Mackenzie - SP e tem se dedicado à obra de Deus e tem feito a diferença. Louvo a Deus pela vida dele, que ainda é tão jovem. Quiça nosso Deus levante outros destemidos para esta seara. Deus abençoe a todos!


 INTRODUÇÃO

O nome Neemias significa “O Senhor consola”. Era filho de Hacalias e irmão de Hanani (Neemias 1: 1 e 2). Exercia a função de copeiro do rei Artaxerxes I em Susã, capital do império Persa (Neemias 1: 11).  

Neemias estava entre os judeus cativos na Pérsia. Nabucodonosor havia levado os judeus para o exílio babilônico em 586 a.C. O profeta Jeremias havia predito aos israelitas que isso aconteceria, em decorrência do pecado do povo (Jeremias 25: 11).

Neemias que estava na Pérsia, encontrou Hanani e mais algumas pessoas oriundas de Judá, e estes o informam como se encontrava a cidade de Jerusalém, Neemias toma conhecimento de que os muros da cidade estavam derrubados e as suas portas queimadas (Neemias 1:3). Ao tomar conhecimento da situação dos muros da cidade ele se entristece, pois sabia que uma cidade sem muros estava desprotegida, vulnerável aos ataques dos inimigos. Uma cidade sem muros era o equivalente, nos dias atuais, a uma igreja sem doutrina bíblica. Esta igreja estará vulnerável aos ataques das heresias e dos falsos mestres, por diversas vezes na Bíblia encontramos igrejas que por não estarem arraigadas nas doutrinas dos apóstolos, foram atingidas com ataques heréticos (Gálatas 1: 6; 2º Coríntios 11: 4 e 5; Apocalipse 2: 14 e 15; 2: 20).

Mediante as informações que recebeu, Neemias propôs em seu coração voltar a Jerusalém e reparar os danos que a cidade havia sofrido.

 ARGUMENTAÇÃO    

Neemias que é um dos principais personagens do Antigo Testamento e apresenta  características em sua vida que servem de exemplo para nós, igreja do Senhor.

1)      Homem de oração: Para falar com o rei, sobre o seu desejo de retornar a Jerusalém, e reparar os danos os quais a cidade havia sofrido, Neemias orou em torno de quatro meses. Ele encontrou Hanani que viera de Jerusalém, no mês de quisleu, que no calendário judaico corresponde aos meses de novembro-dezembro (Neemias 1:1), depois de tomar conhecimento sobre a situação de Jerusalém, ele esteve jejuando e orando a Deus (Neemias 1: 4), e foi pedir permissão a Artaxerxes I para voltar a Jerusalém no mês de Nisã, que no calendário judaico corresponde aos meses de março-abril. 

2)      Amoroso: Por ser copeiro do rei, Neemias dispunha de um cargo que exigia um alto grau de confiança, o copeiro era o responsável de não deixar que a bebida do rei fosse envenenada, ele desfrutava de uma situação confortável na Pérsia, mas ao tomar conhecimento da situação a qual se encontrava Jerusalém, ele chora, se entristece e intercede perante Deus a favor do seu povo, demonstrando assim, amar os seus compatriotas  (Neemias 1: 6; 7).

Neemias reconheceu que a situação a qual Jerusalém se encontrava, era resultado da desobediência daquele povo para com Deus.

Semelhantes a Neemias podemos inferir que o Brasil vive essa crise moral e espiritual devido a sua desobediência para com os preceitos divinos.

3)      Sabia lidar com os opositores: Quando Neemias retorna a Jerusalém e começa o trabalho de reconstrução dos muros da cidade, aparecem opositores à obra, tendo como principais expoentes Sambalate e Tobias (Neemias 4: 1; 2; 3). Estes opositores usaram diferentes estratégias para tentar impedir que a obra iniciada por Neemias fosse concluída.

Sambalate usou palavras para desestimular os judeus (Neemias 1: 1 e 2). Tobias desqualificou o trabalho realizado pelos judeus (Neemias 4: 3). Os inimigos da reconstrução se uniram, para impedir o prosseguimento da obra (Neemias 4: 7 e 8).

Mediante à situação de oposição à obra iniciada, Neemias orou, vigiou (Neemias 4: 9), e não perdeu o foco do trabalho o qual estava realizando (Neemias 6: 2; 3).

4)      Compromissado com a palavra de Deus: Após o retorno dos judeus exilados a Jerusalém, Esdras, Neemias e os levitas, ensinavam ao povo acerca da lei que o Senhor deu a Moisés (Neemias 8). Em decorrência da leitura e explicação da lei no capítulo 8, acontece um grande avivamento entre o povo judeu no capitulo 9. Avivamento este caracterizado por arrependimento e confissão de pecados (Neemias 9: 1 e 2).

Baseados nos capítulos 8 e 9 do livro de Neemias, vemos que não existe avivamento sem a leitura da palavra de Deus e o verdadeiro avivamento sempre será caracterizado por arrependimento e confissão de pecados (2º Reis 22 e 23).   

  CONCLUSÃO

Neemias é um exemplo de comprometimento com o serviço o qual Deus lhe confiou, mesmo em meio às oposições e dificuldades que surgiram no decorrer da reconstrução, ele permaneceu firme em seu propósito. As características presentes em sua vida servem para mostra aos leitores da palavra de Deus, quais são os aspectos indispensáveis para todos aqueles que militam em prol da obra do Senhor.


VINICIUS CARLOS DA SILVA



   

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         




4 comentários:

Alberto Couto Filho disse...

Natamado
A paz

Se lesses o VINDE APÓS MIM saberias que a liderança de Neemias respaldou uma pequenina, mas significativa parte do meu livro. kkkk
Que tens a me dizer?
Albertoi

Antonio Batalha disse...

Irmão vim fazer uma visita ao seu blog, li algumas coisas, e dou graças a Deus pelo seu empenho em proclamar a bendita Palavra. Quero porém deixar algo mais do que um simples comentário. Quero deixar estas palavras: Que escreva sempre com humildade, de todo o coração, e com muito amor, escreva principalmente as verdades vividas na sua vida, porque eu creio que o seu alvo e o meu é sermos úteis, e atingirmos o coração dos que lêem. As minhas saudações em Cristo Jesus.

Natanael Lima disse...

Querido irmão Antônio, paz em Cristo Jesus!
Agradeço suas palavras...tenho muito o que aprender e sempre é bom ouvir pessoas como o irmão aconselhando com carinho e amor.
Deus o abençoe.
Natanael.

Natanael Lima disse...

QueridAlberto!

Sem comentários...eu li sua obra e preciso sempre revisitá-la, pois é atual e significativa para nossa meditação e apreciação.

Deus o abençoe em tudo!

Seu maninho,
Nata.