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sábado, 17 de novembro de 2012

A SALA DE JOVENS NA EBD


 

 
Todas as salas são desafiadoras e possuem públicos com exigências singulares e que demandam um esforço grande extra-classe. Já tratei aqui neste espaço sobre a visão que o professor deve ter em relação ao ensino hoje. Tudo mudou. As pessoas aprendem de diversas formas, o que exige, no mínimo, um olhar mais apurado de quem ensina. Não ensinamos, somente. Aprendemos também. Podemos ter um grau de interação e fluidez de aquisição de conhecimentos diferenciados em cada sala, mas precisamos ter em mente que o ensino-aprendizagem caminha desta maneira.

Como promover o ensino e motivar uma sala de jovens que vai da faixa dos 18 aos 25 anos de idade? Muitos deles, já iniciaram o grau superior ou estão se formando secularmente e lutam, literalmente, para que aos domingos estejam na EBD. Assim como as demais salas, trazer algo muito pronto e previsível, pode ser desmotivador e pouco participativo. Dentro do assunto, o professor pode expor o assunto e facilitar a cooperação da sala rumo a uma discussão. Aula mais expositiva cabe em alguns momentos e, dependendo do tópico, pode ser interessante, porém pode, ao longo do trimestre, desgastar o professor e questionar a capacidade interativa de seus alunos, assim como vedar grandes contribuições de conhecimento dentro do campo secular de cada um e no espiritual também.

Se existe uma sala que busca uma aplicação do que se discute e estuda, eis a sala. Havendo a exposição, debate, esclarecimentos de tópicos e fundamentação bíblico-teológica, resta para esta sala a pergunta: “Como isto me atinge hoje?” “Como posso aplicar isso a minha realidade?” São perguntas valiosas que merecem atenção do professor e são comuns, dados os desafios que a juventude enfrenta fora da igreja. Havendo uma confluência de caminhos e atitudes a serem tomadas, dentro de uma fundamentação bíblica também, onde o professor demonstra segurança, com certeza sua sala de aula não será tomada pela monotonia ou pela evasão dos alunos.

Juventude, além do vigor físico e intelectual, gosta e está “plugada” nas tecnologias. Dentro da possibilidade, mescle assuntos destas áreas e traga para sua aula. Aproveite a facilidade das redes sociais e partilhe um estudo relacionado a uma das lições ou coloque um desafio a ser solucionado em sala de aula com os demais. Por terem energia e gostarem de testar o conhecimento dos docentes, vez por outra, alguém pode iniciar o tópico da lição ou mesmo conduzir a aula com o amparo devido do professor. Não cabe aqui dizer que estamos medindo força ou abrindo mão de ensinar, mas a classe precisa ter a oportunidade de ouvir pessoas diferentes e, como grande contribuição, descobrir futuros professores e ensinadores da Bíblia.

Uma sala que pode ser impactada com o poder de Deus é justamente esta. A influência de quem ensina, sua vida e maneira como trata a palavra de Deus, serão notados. Carecemos de bons exemplos e a juventude depende disso para que a aplicação da palavra seja depositada no coração. Para que as verdades espirituais sejam comparadas com as espirituais e que o genuíno discernimento brote de uma mente renovada por Cristo (1Co. 2: 13,14,16).

Ev. Natanael Lima


AD – Vila Espanhola – São Paulo

 

3 comentários:

Alberto Couto Filho disse...

Nata, irmão mui amado
Paz
Em meu livro eu questiono o enfadonho ensino biblico-teórico responsável pelo índice de absenteísmo verificado em nossas EBDs. Quandoi superintendente de EBD instruia professores sobre como evitar aulas monótonas. Perguntava: Por que não mudar o método de ensino? Por que não liderar enquanto ensina?
Liderar é exercer inflluência. Se o professor conseguir influenciar seus alunos através de uma postura condizente com a contemporaneidade, sem afastar-se das prescrições bíblicas, por certo irá despertar o interesse dos seus alunos que, até então, fartavam-se com informações.
Num contínuo de indução ou influência, a ação de "informar" não é contemplada como capaz de modificar hábitos ou costumes - ela está fora desse contínuo, por não exercer qualquer influência e, como tal, por não renovar mentes de quem precisa ser transformado.
Um professor de ensino bíblico deve alertar, sugerir e persuadir, antes mesmo de orientar ou impor os preceitos biblicos doutrinários à classe.

A propósito, você já leu o Vinde Após Mim - Jesus não disse IDE após os seus líderes?
Gosto muito desta matéria e faço muitas palestras pela ai, por igrejas e organizações seculares.
Seu conservo
O mano Alberto

Natanael Lima disse...

Meu querido amigAlberto, paz em Cristo!
Que satisfação ver seu comentário...desculpe a demora em publicá-lo. Mas realmente creio que o ensino perspassa por esta argumentação tão bem construída por ti. Nosso desafio está, além de ensinar, influenciar esta geração para que fiquem aos pés do mestre Jesus.

Abraço. Alegria ímpar de poder tê-lo mais uma vez aqui.

Abraço do maninho Nata.

Noemi disse...

Es una bendición visitarles, un saludo afectuoso desde mi blog www.creeenjesusyserassalvo.blogspot.com
Desde El Salvador Centroamerica