Páginas

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A hora da Meia-Noite! (parte 3)




Paz amados!

Estamos na terceira e última parte do estudo sobre a volta de Cristo. Espero que você tenha lido os anteriores, senão faça-o!

Leia, medite e ore! A nossa redenção está mais perto...ALELUIA!

Terceira época: Despertamento espiritual

Essa última fase tem mais ou menos 150 a 200 anos. Ela coincide praticamente com a volta dos primeiros imigrantes judeus para sua pátria. Por quê?
Essa terceira época situa-se no final do tempo da graça e é o chamado "tempo do fim". Na parábola das dez virgens esse período é descrito da seguinte maneira: "Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro! Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam suas lâmpadas" (Mt 25.6-7).

A partir do início do século 19 (e mesmo um pouco antes) o cristianismo vivenciou uma forte ação do Espírito Santo. Surgiram movimentos avivalistas, sociedades missionárias floresceram. Novos hinos foram compostos, e a volta de Jesus para o arrebatamento da Sua Igreja passou a ser novamente proclamada. Um dos pregadores dessa época foi o inglês John Nelson Darby (1800 – 1882), fundador das Igrejas dos Irmãos. A luz voltou a brilhar e resplandeceu claramente, ao ser anunciada novamente a vinda de Jesus para buscar Sua Igreja – a candeia voltou a ser colocada no velador. Mas esse movimento não se restringiu apenas à Inglaterra. Também nos Estados Unidos muitos se levantaram e começaram a publicar material falando da volta de Jesus para a Igreja e tornando esse o tema central de suas pregações.

Darby era de opinião que a Igreja tinha entrado em decadência desde o tempo dos apóstolos. Ele pretendia contribuir para um renascimento dos tempos apostólicos. Uma enciclopédia teológica diz de Darby: "Extensas viagens pela Europa ocidental, à América do Norte e à Austrália contribuíram para o ajuntamento espiritual da igreja de Filadélfia nos tempos finais, preparando-a para a volta de Jesus".

No século 19 descobriu-se novamente a diferença entre o "arrebatamento" e o "Dia do Senhor". Paralelamente surgiram muitas igrejas independentes, pois havia homens e mulheres corajosos que romperam com os sistemas eclesiásticos vigentes na época, passando a pregar a mensagem clara da iminente volta do Senhor.

Como aconteceu esse despertamento, como foi redescoberta a verdade sobre o arrebatamento? Foi como se, de repente, as pessoas acordassem de um longo e profundo sono! Certamente esse foi um chamado do Espírito Santo de Deus, que repentinamente despertou a muitos por estarmos nos aproximando da volta de Jesus! Sim, realmente nos encontramos na hora da meia-noite, quando soará o chamado do Espírito: "Eis o noivo! Saí ao seu encontro!"

Certamente não foi por acaso que, paralelamente com esse reavivamento espiritual da Igreja de Jesus, tenha se iniciado também a restauração de Israel e o repentino despertar dos judeus para retornarem à sua pátria. Esses dois movimentos são dirigidos pelo Espírito Santo.

Maranata! Vem, nosso Senhor!
(Norbert Lieth - http://www.chamada.com.br)

Por Natanael Lima

2 comentários:

Philadelfia - Evangelismo e Louvor disse...

Por indicação do nobre Pr. Guedes, estou me tornando seguidor do vosso blog e colocando-o em nossa lista de blogs interessantes.

Conforme falei para o Pr. Guedes, a igreja na qual é obreiro já fez parte da minha vida na minha adolescência. Saudades da Vila Espanhola! Lembro do Pb. Celso (acredito que seja pastor atualmente), do Maestro Luiz e seus filhos (nossos vizinhos), entre outros amados irmãos. Quando puder, poste uma foto da igreja.

Deus continue abençoando vossa vida e ministério, para que todos quanto acessem esse blog possam ser abençoados pelos artigos aqui postados.

Em Cristo,

Elian Soares
Philadelfia - Evangelismo e Louvor
www.evangelismoelouvor.com

Natanael Lima disse...

Meu caro irmão Elian!
Paz em Cristo, fiquei feliz com sua visita e comentário...sou filho do setor 18 e me lembro desses irmãos, sim...pode deixar que colocarei uma foto da igreja para vizualização.
Quando quiser nos visitar, por favor faça-o, será bem vindo!
Abs,
Natanael.