Páginas

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Você, MULHER, sabia?



Agora temos uma mulher na presidência do Brasil! É fato. Tudo isto é fruto da democracia vivida no Brasil. Alguns especialistas dizem que atingimos o auge ao eleger uma mulher para o cargo mais alto do país.

Como não custa nada relembrar, veja abaixo algumas das conquistas que beneficiaram as mulheres no Brasil.


1827 - Surgiu a primeira lei sobre educação das mulheres, permitindo que frequentassem as escolas elementares. Instituições de ensino mais adiantado ainda eram proibidas a elas.

1879 - As mulheres têm autorização do governo para estudar em instituições de ensino superior; mas as que seguiam este caminho eram criticadas pela sociedade.

1932 - Getúlio Vargas promulga o novo Código Eleitoral, garantindo finalmente o direito de voto às mulheres brasileiras.

1945 - A igualdade de direitos entre homens e mulheres é reconhecida em documento internacional, através da Carta das Nações Unidas.

1951 - Aprovada pela Organização Internacional do Trabalho a igualdade de remuneração entre trabalho masculino e feminino para função igual.

1985 - Surge a primeira Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher - DEAM (SP) e muitas são implantadas em outros estados brasileiros. Ainda neste ano, com a Nova República, a Câmara dos Deputados aprova o Projeto de Lei que criou o Conselho.

1996 - A escritora Nélida Piñon é a primeira mulher a ocupar a presidência da Academia Brasileira de Letras. Exerce o cargo até 1997 e é membro da ABL desde 1990.


Ainda temos registros de contínuas agressões às mulheres. Nosso país, mesmo tendo avançado em direitos e instituições que protegem e garantem os direitos da mulher, ainda pode se envergonhar da violência contra o sexo feminino.

Que isso possa acabar um dia, pois o conceito de democracia deve trazer liberdade em todos os sentidos, para que sintamos o real privilégio de ser e existir.

Deus abençoe a todos!
Natanael Lima

2 comentários:

Micheline Gomes disse...

Muito boa sua postagem Natanael.

Amei!! Estou escrevendo um livro sobre o ministério da mulher. Sua matéria vai me ajudar muito.

Deus te abençoe...

Natanael Lima disse...

Paz em Cristo, Micheline!
Que honra ter recebido seu comentário. No que eu puder contribuir, conte comigo!

Deus abençoe a você e um 2011 abençoado!

Nata.