Páginas

terça-feira, 18 de outubro de 2011

"DEIXAI VIR A MIM AS CRIANÇAS"

Amados,

Segue o texto publicado no Jornal Nosso Setor, coluna da EBD, edição de Outubro. Nossas crianças precisam de mais atenção, assim como o próprio Jesus declarou. 

No mês da criança, quero aproveitar o ensejo e deixar uma reflexão sobre a importância da criança para o contexto da igreja, assim como o valor que elas têm para a divulgação e pregação do Evangelho. Podemos fazer um pouco mais e incentivar o Departamento Infantil, um dos mais importantes da igreja, pois trata da educação cristã na formação do caráter na criança. Nos dias 29 e 30 de outubro teremos o 10º Encontro das Crianças de Vila Espanhola, o qual falará sobre FAMÍLIA. “Acreditamos que a criança é um reflexo dela. Nada melhor do que convidarmos a família para juntos louvarmos, glorificarmos e engrandecermos ao nome do Senhor Jesus”, completa irmã Eliana Fernandes.

A Linguagem Infantil
A linguagem infantil carece não somente de explicar e escolher bem as palavras, mas é preciso fazer o ato, gesticular, usar rimas e interagir com elas. Quem ensina ou está envolvido com o departamento infantil deve ter por base um uso mais além do que meramente falar.

Obreiros (as) para o hoje
Crianças fazem parte da igreja de hoje e não de amanhã. Há igrejas em que crianças pregam, há coral de crianças, teatro de crianças, crianças louvam e se apresentam. Crianças vão ao parque para evangelizar outras crianças através de hinos e peças. Jesus com 12 anos já estava pregando na sinagoga e todos se maravilhavam (Lucas 2:42-52).

Base sólida para toda a vida
“Ensina o menino no caminho do Senhor, e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22:6). A criança que tem uma boa base espiritual, dificilmente se desvia dos caminhos do Senhor. Não que ela esteja de toda isenta, mas com uma base bem solidificada, será mais difícil o inimigo e as coisas desta vida penetrarem. Além do mais, aprende a orar, seja por agradecimento, por necessidade, por intercessão. Aprende os livros da Bíblia, as histórias da Bíblia, a doutrina bíblica e como pode ser aplicada em sua vida. Os filmes e desenhos bíblicos podem ajudar nesta base, haja vista a variedade existente no mercado evangélico hoje. Cabe ao professor ou coordenador do departamento assisti-los antes e analisar o que será mostrado aos pequeninos. Há confirmação de estudos feitos com crianças crentes, que frequentam escolas dominicais, provando que o desempenho escolar é melhorado. Participam mais da aula, têm mais iniciativa, são mais inteligentes, porque também são mais estimuladas. Têm mais criatividade, porque também participam de aulas mais criativas e lúdicas. Sabem se comportar nos lugares, porque conhecem os limites dados.

Fruto Espiritual
O fruto a ser gerado, da parte de Deus, na vida da criança, também depende diretamente da vida daquele que ensina e instrui. A formação do caráter de uma criança, segundo a psicologia, se estende até aos 7 anos de idade e em seus primeiros anos de vida sua atenção está voltada ao que fazemos, mais do que falamos. Sigamos o que Paulo recomendou a Timóteo: “...mas seja exemplo dos fiéis na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza” (1 Timóteo 4:12).

Crianças – Prioridade da Igreja
Precisamos melhorar e muito o nosso conceito em relação às crianças e o Departamento Infantil. Você já notou que quando há algo velho e inutilizado, colocam justamente na sala das crianças? Vira um imenso depósito de coisas velhas. As crianças não são “coisas”! Precisam, na medida do possível e dentro da capacidade de cada igreja, de um lugar apropriado, com mobília adequada e materiais que atinjam cada idade. Por isso, incentivo que ofertas e doações sejam feitas em prol deste departamento e que os pais sejam mais participativos, ampliando as possibilidades de soluções para este departamento.

Deseja trabalhar com crianças?
Para participar do departamento infantil tem que ser especial. Não basta ser mulher, como muitos dizem. Há muitos homens que trabalham no departamento infantil. Precisa ter muito amor, criatividade e “dar espaço” para os pequeninos se expressarem. No departamento infantil, muitos deles vão se abrir, contar seus problemas e buscar a solução no que têm aprendido. O departamento infantil não ensina apenas Bíblia, mas ensina desde higiene até os princípios mais complexos. Em resumo, há um imenso galardão da parte de Deus para aqueles e aquelas que se deixam gastar por esses pequeninos. Este quem vos escreve, é um fruto gerado por irmãs que se doaram para esta obra.
É gratificante, o que nós, professoras, recebemos em troca - amor, pois as crianças não têm medo de amar e são sinceramente gratas. Por esta razão, deixo para todas as irmãs ou irmãos envolvidos diretamente com o departamento infantil, 1Coríntios 15.58  - "Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”, conclui irmã Eliana Fernandes, coordenadora geral do Dept. Infantil do setor 18.


Por Natanael Lima

Nenhum comentário: