Páginas

sábado, 10 de dezembro de 2011

O PAPEL DO PASTOR NA EBD

4 passos para mudanças eficazes

Não importa o tamanho da congregação, a presença de um pastor pode aumentar consideravelmente a missão e a visão da Escola Dominical de uma igreja. Gostaria de propor quatro passos que qualquer pastor pode observar e colocar em ação. Os efeitos serão duradouros!

EXPECTATIVA
O pastor pode estabelecer e promover as expectativas para a Escola Dominical. Todos devem compartilhar os mesmos propósitos: ensinar a Palavra de Deus e crescer em seu entendimento; desenvolver relações de cuidado e apoio, acolhendo com satisfação os novos convertidos e servir os mais necessitados. A ausência de um membro deve provocar o “sofrimento” no corpo de Cristo (1Co. 12:12). Essas expectativas devem ser constantemente lembradas pelo pastor, por isso devem estar alinhadas com as expectativas de todos os membros da congregação que estão envolvidos no ensino dominical.

RECRUTAMENTO
O pastor pode desempenhar um papel essencial para orientar as pessoas rumo a um compromisso com a Escola Dominical. Através de ensinamentos, pregações e aconselhamento, o pastor pode liderar o recrutamento de membros e professores da Escola Dominical. Outra tarefa fundamental é avaliar e desenvolver líderes emergentes, ou seja, com tamanha proximidade, o pastor pode investir tempo e motivar futuros líderes e obreiros comprometidos com o ensino da palavra de Deus causando, a médio e longo prazo, um discipulado genuíno e perene (2Tm. 2:15).

INSTRUÇÃO
O papel do pastor em ensinar nunca deve ser minimizado no contexto da Escola Dominical. Sempre que um pastor mantém uma regularidade de ensino, o impacto sempre será consistente, assim como Paulo registra em Efésios 4:11-12. Outras vias que podem ser usadas pelo pastor para ​para "equipar os santos", incluem: (i) instruções regulares aos professores para alinhamento doutrinário e de discipulado, (ii) criação de pequenos estudos bíblicos de curta duração, que irão "influenciar o influenciadores" e (iii) ajudar os membros a identificar seus talentos e suas aspirações em relação ao ministério (Jó 22:22).


INCENTIVO
O ministério da Escola Dominical deve ser honrado por todos. Quando o pastor toma esta iniciativa, muitas coisas podem mudar. Entre essas iniciativas podemos sugerir visitas às classes com certa periocidade, ensinamento ocasional nestas salas e o destaque da Escola Dominical nos sermões e nos cultos principais da igreja (At. 5:42).


Nem toda congregação local possui espaço suficiente para uma Escola Dominical que possa comportar os matriculados com conforto. Nem todo pregador tem a oportunidade de sentar-se com uma classe de alunos iniciantes no domingo de manhã. No entanto, cada pastor pode fazer a diferença no domingo de manhã estando um pouco mais perto de cada sala. Sabemos dos compromissos pessoais de nossos pastores e como precisam atender outras necessidades de ordem administrativa e espiritual, mas quem sabe um domingo no mês dedicado inteiramente à Escola Dominical? Pode ser um passo de grande mudança.

Através da criação de expectativas, recrutamento de professores e de novos alunos, suporte bíblico aos líderes e professores da Escola Dominical e com promoção constante da escola, o pastor pode ajudar o ministério da Escola Dominical a atingir o seu potencial redentor, na pessoa de Jesus Cristo, e a promover um ambiente de instrução saudável, tanto teológico quanto doutrinário (2Jo. 1:9). São iniciativas que demandam tempo e reformulação no molde da estrutura e apresentação da escola, mas provarão ser de grande eficiência quando seus freqüentadores estiverem visivelmente cheios de amor pelo ensino e trato com palavra de Deus.

Ao atingir este ponto, poderemos ter uma base sólida para se pensar em missões e em outras obras que cabem à igreja de Cristo fazer (Lc.10:2).

Por Natanael Lima


2 comentários:

António Ja Batalha disse...

Vim visitar seu blog, desejar de todo o coração que continue a ser uma benção, e que se deixe usar pelo Grande Mestre.E ao mesmo tempo desejar um natal feliz, também convidar você a fazer parte de meus amigos no blog, "A Verdade Que Liberta", unidos em Cristo somos uma verdadeira muralha contra qualquer calamidade, espero por sua visita. Um abraço.

Natanael Lima disse...

Querido irmão Antonio, paz em Cristo! Agradeço o carinho e as palavras. Desejo ao irmão e sua família as mais ricas bençãos. Farei a visista sim!

Abs,

Natanael.