Páginas

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Estamos salvos de que e de quem?


 
 
 
Queridos,
 
Com a nova novela da Globo seguem as críticas e reações dos grupos evangélicos, em especial a igreja Universal, a qual já tem brigado pela audiência dos brasileiros. Certo é que a reação dos evengélicos, em outros segmentos, já tem provado ser considerável e mesmos os autores de novelas, hoje, precisam levar em consideração tamanha discussão e debates sobre o nome e como se dará o desenvolvimento da trama na novela. Estamos vivendo dias em que as influências são promovidas subliminarmente, aos poucos e em doses homeopáticas. Bater de frente? Não! Há métodos mais eficazes e mais destrutivos, que são, em linhas gerais, mais silenciosos. 
 
Uma estratégia parecida e já vista na Bíblia, é quando Balaque queria amaldiçoar o povo de Deus e pedira para Balãao fazê-lo. Após algumas tentativas, Balãao é enfático em dizer que não conseguiria amaldiçoar o que Deus havia abençoado. Mudança de estratégia. Qual, então?  Após este evento, os homens israelitas começaram a se relacionar com as mulheres moabitas. Resultado? Destruição vinda do próprio Deus.
 
"E Israel deteve-se em Sitim e o povo começou a prostituir-se com as filhas dos moabitas. Elas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu, e inclinou-se aos seus deuses. Juntando-se, pois, Israel a Baal-peor, a ira do SENHOR se acendeu contra Israel". Números 25:1-3
 
Segue a matéria da Folha abaixo:
 
Além dos órfãos de Carminha (Adriana Esteves), “Salve Jorge” estreou nesta semana com outra torcida contra: a dos evangélicos.

Desde sexta-feira (19), circulam na Internet movimentos de protesto contra a nova novela de Glória Perez, que vai falar sobre são Jorge.

Um dos posts do manifesto, que circula no Facebook, diz que a novela vai adorar um “ogum” (identificado como “entidade espírita”), e que os evangélicos, que “crêem no Jesus”, não devem dar audiência ao folhetim.

A maioria dos protestos vem do site exercitouniversal.com.br, formado por fiéis da Universal. O próprio líder da igreja evangélica, o bispo Edir Macedo, faz campanha em seu blog contra a nova novela da Globo.

Um dos textos do blog diz que as pessoas não devem aceitar dentro de suas casas algo que contrarie sua fé.

Macedo ainda aproveita para promover a reprise de “Rei Davi”, que volta ao ar nesta semana, na Record, para enfrentar “Salve Jorge”.

Fonte ligada à Universal disse à coluna que pastores devem estimular os fiéis em cultos a boicotarem a novela da Globo.

Procurada, a Globo diz que a novela não fala de São Jorge, e sim do mito do guerreiro. E que a única referência ao santo é o fato de ele ser o padroeiro da cavalaria da trama.

Nós que servimos a Deus, fiquemos com a Bíblia: "O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos". Oséias 4:6
 
Deus lhe abençoe e lhe dê paz!
 
Fonte da matéria: Jornal Folha de São Paulo

 
Por Natanael Lima

6 comentários:

Anônimo disse...


Caro Natanael.
Tudo bem?
Há tempos não visitava seu blog, resolvi visitá-lo e dizer algo. Apesar de achar complicado ser sério no que diz respeito as últimas manifestações evangélicas...


Mas, em minha opinião, o nome da novela pouco importa. O Brasil ainda é um país católico apesar do franco crescimento dos evangélicos. A questão é mais profunda. Estudo à noite e não acompanho novela alguma, mas acredito que mais uma vez o povo evangélico tem mostrado total alienação. Afinal de contas, a novela Avenida Brasil, até onde acompanhei (via internet e comentários de terceiros), zombou da moral, da ética e dos bons costumes, fez chacota da família e não houve nenhuma manifestação veemente por parte do povo evangélico, pelo contrário, os “irmãos” estavam antenados e com palpites cuja dedução lógica surpreenderia até mesmo Sherlock Holmes - no que diz respeito à obscura morte do Max.
Daí é só começar uma nova novela cujo nome faz alusão à tradição católica que o povo evangélico (motivado pela Record / IURD e outros) começa a se unir para boicotar. Bom seria que ninguém assistisse novela alguma e que em vez disso, fizessem algo mais produtivo, digno etc. Mas esse pensamento é utópico – eu sei. Então, se é para analisar o contexto novelesco em sua concepção útil, por que não analisar questões éticas, morais, políticas, filosóficas e até mesmo teológicas - desde que dentro do contexto da trama. (?)
Sei lá, talvez eu esteja errado, mas vejo que a alienação religiosa cresce cada vez mais.

"O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento...”

Graça e Paz e parabéns pelo Blog!
Gilvan Albuquerque

Natanael Lima disse...

Grande Gilvan! Tudo na paz e você?

Concordo plenamente com você. A outra novela "arrebatou" muita gente e zombou de tudo que nós, povo de Deus, prezamos...vejo que a reação ao nome poderá ser passageira. Se a trama for boa, lá vai todo mundo assistir.

Fico preocupado, realmente, que não é uma novela em si, mas o que tenho colocado perante meus olhos, como tenho procedido, andado,etc...vai muito mais além...por isso precisamos acordar! Assim como a liberdade religiosa nos atinge, também é a mesma para os demais. Não temos que atacar ou achar que o fim do mundo está chegando, mas uma pergunta a se fazer é: O que Deus requer de mim, para eu não destruir meu lar, meus relacionamentos,etc?
CONHECIMENTO...

Abraço, meu brother...Deus o abençoe! Feliz por você ter passado aqui. Vou tentar escrever mais...rsrs...assim você me visita mais...rsrs

Alberto Couto Filho disse...

Natamado,
Paz

A Bíblia diz que o "Bom Rei" não permite o ingresso de coisa injusta, portas a dentro, em sua casa (Sl 101:3).
Vamos aplaudir Malba Tahan, enquanto Jorge fica com os católicoss:
"Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê".
Beleza! - o comentário do Gilvan.
Em Cristro,

Ps. passa lá em casa

Natanael Lima disse...

ManAlberto, bom sempre ter seu dedinhos e pensamentos passando por aqui...passarei lá também!

Abraço forte! Paz em Cristo!

Jornalista Alex Silva disse...

Parabéns. Excelente matéria.

www.jornalistaalexsilva.blogspot.com.br

Natanael Lima disse...

Meu grande amigo, agora faz parte da Blogosfera!!! Seja bem-vindo! Abraço a vc e continue nos presenteando com sua inteligência e sabedoria nas palavras!