Páginas

sexta-feira, 22 de julho de 2011

A classe de Discipulado na EBD

Amados,

Neste artigo breve deixo para análise a importância que a Classe de Discipulado tem para a igreja e para o novo convertido. A inserção do novo crente e seu crescente desenvolvimento espiritual passam por esta classe. Boa Leitura!

 
A Escola Dominical é o ambiente que consegue, através da Palavra de Deus e seu estudo sistemático, integrar pessoas com os mais diversos níveis sociais, intelectuais e culturais. Por isso, a importância que a classe de novos convertidos tem para este contexto, para a igreja, é no mínimo fundamental.

Não basta discipular, temos de saber integrar este novo crente com os demais e tornar a vida espiritual mais palpável e com possibilidades cada vez mais crescentes de ser alcançada e vivida, tanto através da convivência com os mais maduros na fé, quanto com a aplicação da Palavra no viver diário.

Mediante este contexto, o perfil do professor desta classe ganha um valor inestimável. O professor de discipulado é visto pela classe como um grande exemplo a ser seguido. Tudo que for afirmado em sala de aula será absorvido pelo novo crente, por isso o professor precisa dominar excelentemente bem as doutrinas básicas da Bíblia. Ter cultura e vivência cristãs ajudam a reforçar o que se ensina, pois o ensino cristão precisa estar norteado pela graça de Deus, amor e autoridade (Mc. 1: 22).

Não seria errado compararmos os novos na fé a uma criança que precisa de um alimento específico e que atinja as suas necessidades básicas diárias. O discipulado, como o nome já expressa, é para formar discípulos e os tais precisam ter firmeza cristã e caráter ilibado.  Igrejas que não têm a classe de discipulados ou ignoram este estágio na carreira cristã, poderão sofrer perdas futuras em sua membresia ou poderão ter problemas internos no tocante à firmeza doutrinária e constância espiritual na prática do evangelho.

Como disse o próprio Jesus – “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt. 28: 19). O grande desafio da igreja atual é justamente formar discípulos que honrem o evangelho e demonstrem o fruto do Espírito em seu viver (Gl. 5: 22).

Deus abençoe a cada professor e líder que se dedica a formar discípulos para o Senhor Jesus Cristo.

Natanael Lima

Nenhum comentário: