Uma das questões mais difíceis no Brasil, que tem exigido grande desprendimento das autoridades, é a educação. O tema educação é responsável por grandes congressos, encontros e debates com professores e experts na questão de implementação metodológica. Sabemos que educar não é um fim em si mesmo, mas educar exige pesquisa, criticidade, ética e reflexão da prática.
Em que isso se relaciona com a EBD? Como professor, o que você pode implementar e desenvolver como parte integrante do seu método de ensino na EBD? Quero fazer uso dos quatro princípios acima citados na questão do ensino, os quais podem ser trabalhados e adaptados à realidade do ensino dominical na igreja atual.
Para ensinarmos, precisamos incorporar a pesquisa como parte relevante da preparação de uma aula. Um professor que falha na pesquisa e no levantamento dos dados e questões que precisam ser estudadas, está questionando a capacidade intelectual de seus alunos. Lecionar sem pesquisa é trazer sua aula para o patamar do senso comum.
Ensinar é ter criticidade. Quando temos criticidade, nossos olhos veem além e de um modo divergente. Um professor crítico é indagador e também aceita ser indagado, pois na criticidade, nossa ignorância ganha extensões rumo ao novo e às possibilidades dantes não enxergadas.
No processo de ensino e aprendizagem a ética é a malha com que devemos nos cobrir. No relacionamento em sala de aula, na maneira de apresentar os temas e nos desafios impostos pela falta de recursos. Tudo precisa partir de um princípio ético e cuidadosamente delineado. Um professor ético sabe optar pelo “correto” recurso ou método. Ser correto em educação, é ser correto hoje, para que o edifício do conhecimento possa ser erguido nesta certeza, já que as mudanças rápidas que sofremos nos obrigam a uma releitura constante da realidade em sala de aula.
Por último, mas não menos importante, está a reflexão da prática. Promover a reflexão da prática é não se satisfazer com o imediatismo ou com receitas de como ensinar. Reflexão como parte integrante da prática, em sala de aula e na forma de entregar o que se ensina, prova ser o pregresso da prática do lecionar amanhã.
Como recomendado na Palavra de Deus em Rm 12.7 – “Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino”. Não façamos da Escola Dominical um mero lugar para acúmulo de conhecimento bíblico e teológico, mas um lugar onde a ética permeia os relacionamentos, onde a criticidade contribui para o amadurecimento do saber, onde a pesquisa é a ferramenta mestra para todos e onde a reflexão sempre remete ao “sei que nada sei”.
Deus abençoe a todos os professores da EBD!
Natanael Lima
nat28@uol.com.br
Igreja Sede – Vila Espanhola
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