Páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Devemos adorar ao Espírito Santo?





Paz em Cristo!

Em nossa primeira lição da Escola Dominical (2ºtrimestre de 2011) surgiu um questionamento em relação à adoração ao Espírito Santo. Ele deve ser adorado? Há oração dirigida somente ao Espírito Santo? Enfim, que respaldo bíblico temos para afirmar ou refutar a questão?

Não devemos adorar ao Espírito Santo, mesmo que certos hinos ou corinhos sejam dirigidos direta ou indiretamente a Ele. Por que rejeitamos decididamente a oração ao Espírito Santo?

Devido a diversos motivos: 1. Em toda a Bíblia não encontramos nenhuma indicação de que os crentes tenham orado ao Espírito Santo ou que deveriam adorá-lO; 2. O próprio Senhor Jesus Cristo disse claramente e repetidas vezes que devemos invocar o Pai em Seu Nome: • João 14.13-14: "E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei".

• João 16.23b-24: "...se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-la concederá em meu nome. Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi, e recebereis, para que a vossa alegria seja completa".

• João 15.16: "...a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda".

Em nenhum lugar o Senhor Jesus deu ao menos uma leve indicação de que deveríamos orar ao Espírito Santo ou Lhe pedir alguma coisa! O apóstolo Paulo explicou com exatidão qual a tarefa do Espírito Santo na oração: "Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis" (Rm 8.26). Por que o Espírito Santo iria interceder por nós diante dEle mesmo? Certamente não é assim. Pois a tarefa do Espírito Santo é glorificar a Jesus (Jo 16.14) e, por isso, Ele nunca ficará à parte de Jesus, nem colocará a Si mesmo no centro das atenções. Nisto Ele não é inferior ao Pai, nem ao Filho, mas é glorificado quando O reconhecemos na posição de paracleto, amparador, ajudador e confirmador da obra vicária de Cristo.

Somos exortados em Efésios 6.18: "...com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito, e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos." Orar "no Espírito" é algo bem diferente do que orar ao Espírito! Pois, no fundo, "orar no Espírito" significa simplesmente: orar através do Espírito de Jesus! E isso, significa, conforme Sua orientação, que podemos e devemos aproximar-nos do Pai em nome de Jesus, na certeza de que Deus atende à oração!

Quero ainda ressaltar algo sobre o livro - "Bom dia Espírito Santo", de Benny Hinn. Basicamente, o livro trata de uma questão extremamente pessoal do irmão Benny com a pessoa do Espírito Santo. Muitos relatos do livro são frutos de experiências pessoais que ele diz ter tido, portanto não são dignas de serem transformadas em doutrinas ou de serem "incucadas" nas mentes dos crentes para que vislumbrem as mesmas. Na dúvida, consulte bons livros teológicos sobre o assunto ou bons livros de doutrina bíblica focando a parte de Pneumatologia.

Neste segundo trimestre de 2011 mergulhe no estudo sobre o Espírito Santo! Bons Estudos!


Deus abençoe a todos!


Natanael Lima

Nenhum comentário: