Páginas

segunda-feira, 11 de abril de 2011

O perfil do Superintendente da EBD




O superintendente da Escola Bíblica Dominical é muito mais do que uma simples pessoa que faz a abertura e encerramento da escola dominical e promove a comemoração de algumas datas importantes e eventos especiais. O superintendente ou diretor(a) da EBD é o irmão ou irmã em Cristo designado(a) pela igreja para administrar a escola dominical com competência e seriedade, visando a edificação e a maturidade do corpo de Cristo.


Entre as muitas qualidades que podemos enumerar, optamos por algumas tidas como cruciais e desejáveis para quem desempenha esta grande tarefa.


SER COMPROMISSADO COM DEUS E COM A IGREJA – Deve ser exemplo dos fiéis, não neófito (1Tm. 3.6), mas pessoa qualificada para comandar o corpo de Cristo. Deve ser assíduo e pontual no cumprimento de seus deveres, irrepreensível na moral, são na fé, prudente no agir, discreto no falar e exemplo de santidade de vida.


SER UM BOM CONHECEDOR DA BÍBLIA – Nem todos que pregam, podem ensinar, mas no caso do superintendente, seja ele pregador, professor ou teólogo, precisa conhecer bem a Palavra de Deus (2Tm. 2.15). Temos poucos mestres hoje. A maioria almeja os púlpitos e uma “fama” que passa rapidamente. Cabe ao superintendente, também, dar incentivo ao estudo sistemático da Bíblia, assim como incentivo à leitura de livros que norteiam assuntos pertinentes à fé cristã.


CONHECER SEUS PROFESSORES – Não podemos trabalhar bem em equipe, sem conhecer as pessoas que estão ao nosso redor (Pv. 27.23; Jo. 17.23). O material humano que temos precisa ser ouvido dentro de suas necessidades e anseios e monitorado em suas práticas de aulas. O superintendente deve estar apto na sondagem da capacidade que cada professor tem. Algumas reuniões, mesmo que informais, podem fornecer material que o gestor está precisando para resolver problemas de adaptação com alunos e professores.


SER DINÂMICO E ATUALIZADO - Para isso, o superintendente precisa atualizar-se e inteirar-se dos trabalhos de outros superintendentes. Deve ser uma pessoa inovadora, com ideias saudáveis que revigoram a escola dominical. Quando somos dinâmicos e com um olhar voltado aos acontecimentos de nossa época, raramente seremos surpreendidos por correntes que querem deturpar o papel do ensino bíblico. O sucesso maior da EBD não está em sua fundação, mas na maneira pela qual homens e mulheres, comprometidos com Deus, souberam fazer as mudanças e revitalizações para que esta grande agência de ensino pudesse permear a história de muitos cristãos. Dinamismo não é somente modernizar, é tornar algo que já é útil, em algo ainda mais acessível e que pode beneficiar a muitos outros (At. 12.24; At. 9.31).


FORMAR DISCÍPULOS – Eis aqui uma das grandes tarefas que cabe a quem ensina e a quem coordena o ensino dominical. Precisamos formar discípulos! A tarefa é árdua, mas carecemos de pessoas que possam levar a boa semente do Evangelho para onde, quem sabe, nunca outros não poderão ir. O superintendente fiel a Deus saberá que sua tarefa não estará completa sem um legado para a posteridade. Por isso, o exemplo de vida, disciplina e trato com as coisas de Deus são tão importantes para quem está nos olhando (Jo. 1.33-37).


Que Deus abençoe a obra de cada superintendente da EBD. O trabalho é grande e difícil, mas não volte atrás, não desista (Hb. 10.38).


Natanael Lima

Nenhum comentário: