Páginas

domingo, 15 de maio de 2011

O QUE A EBD NÃO É...


Diante de tantos desafios do cotidiano, a Escola Dominical precisa estabelecer sua identidade e resgatar sua importância, portanto cabe a nós, professores, alunos, secretários e obreiros, um esforço contínuo para que possamos ser vencedores na tarefa de educar, através da Sagrada Escritura, o povo de Deus.

Sabendo desta urgência e necessidade, precisamos apontar o que a EBD não é:

•Um grupo de estudiosos e literatos da Bíblia – Não nos reunimos aos domingos para revisarmos ou comentarmos sobre resenhas bíblicas, ensaios sobre os livros ou trechos da Bíblia ou ainda para filosofarmos sobre temas complexos e ininteligíveis ao ser humano. A Escola Dominical tem como seu foco a Palavra de Deus e promove seu estudo sem faltar com o componente da fé. Quando não usamos da fé para aprimorarmos nossas bases cristãs, corremos o grande risco de questioná-las e podemos incorrer em erros doutrinários. A EBD é uma agência de ensino, mas tem um caráter evangelístico, bibliocêntrico e espiritual.

•Uma forma de passar o tempo, no domingo pela manhã – Já perdemos tanto tempo com tantas coisas ou não conseguimos administrar bem nossas tarefas, mas ir à Escola Dominical para passar o tempo, não deve ser nosso maior objetivo. Devemos, sim, transformá-la em algo essencial, ou seja, usar de meios concretos, de ações objetivas, para que possamos atingir sua essência e seu real sentido para a vida cristã. O grande objetivo da EBD não é entreter, mas causar mudanças verdadeiras através do evangelho.

•Uma organização paralela à igreja – A Escola Dominical não está e não deve estar à parte da igreja, mas como parte integrante do corpo de Cristo, para que este cresça saudável. Muitas igrejas erram quando concebem a EBD fora das atividades principais da igreja. Bom seria que, através da EBD, a igreja ganhasse forma e crescesse de modo sadio. Toda e qualquer organização, secular ou religiosa, precisa de seu “help desk” e suporte para que os problemas e dificuldades sejam enfrentados com mais preparo e agilidade. Uma igreja que deixa de lado seu suporte de estudo e preparo, pode está à beira da falência espiritual e totalmente fragilizada.

•Brega – Isso mesmo! A EBD não é velha ou trata de assuntos que não são para a juventude e para os tempos modernos. O livro da Escola Dominical é a Bíblia, portanto ao mesmo tempo em que esta dialoga com o passado, tido como referência para não errarmos, também dialoga com o futuro de cada um de nós, pois nossa esperança está posta em Cristo Jesus, o mais atual de todos os assuntos. Não digo que a EBD não careça de estratégias para alcançar a todos e de uma preparação cada vez mais diversificada para seus professores e líderes, mas se tivermos consciência de que temos em mãos a Palavra que pode mudar a vida de uma pessoa, de uma família, de um bairro, de uma cidade, de um estado, de uma nação e, porque não dizer, do mundo, poderemos superar qualquer barreira.

Se há mudanças e essas podem ser vistas até hoje, logo a EBD não é brega, assim como a mensagem do Evangelho não o é.


Natanael Lima

2 comentários:

Gilvan Albuquerque disse...

Jesus certa vez disse “ide e fazei discípulos” como bem sabemos, discípulos são alunos... não adianta apresentar às pessoas o evangelho se estas não puderem se tornar aprendizes de Jesus. Eu como professor, creio que a EBD é a única possibilidade de cumprirmos a grande comissão. Outra coisa, acho que o cristão deve levar à EBD pessoas não cristãs. Em minha opinião, a EBD é um ótimo lugar para evangelizar, muito melhor, a meu ver, que cultos específicos. Parabéns pelo ótimo texto. Sds Cristãs. Gilvan

Natanael Lima disse...

Gilvan,
Sempre serás bem-vindo! Suas palavras são pertinentes e nosso foco precisa ser em ganhar almas e fazer discípulos. Muitos ainda não descobriram o poder da EBD quando voltada para evangelização e fundamentação do evangelho entre os crentes.

Abs.